Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Morre aos 68 anos Monsenhor Nicodemos; prefeita de Guarabira decreta luto de três dias

Publicada em: 22/12/2025 07:18 -

Faleceu na noite desta sábado (20), no Hospital da Unimed, em João Pessoa, o Monsenhor José Nicodemos, aos 68 anos. Ele não resistiu às complicações decorrentes de cirurgia delicada a que foi submetido.

A prefeita de Guarabira, Léa Toscano, disse que recebeu “com profundo pesar” a notícia do falecimento do Monsenhor Nicodemos. “Mais do que um grande amigo, foi um sacerdote íntegro, um homem que dedicou sua vida ao evangelho e durante sua missão sempre teve um carinho especial com Guarabira”, enfatizou a gestora.

Em razão do falecimento do Monsenhor Nicodemos, a prefeita decretou luto oficial por três dias em respeito ao legado deixado pelo religioso.

Em nota publicada nas redes sociais oficiais da Diocese de Guarabira, o bispo Dom Aldemiro Sena lamentou o falecimento e pediu orações por sua alma.

“Unidos na fé em Cristo Ressuscitado, elevemos nossas orações por sua alma e pedimos a Deus que conforte todos os familiares, amigos e fiéis neste momento de dor”, disse em nota o líder da igreja católica na região.

Mons. José Nicodemos Rodrigues de Sousa
Nasceu em 1º de abril de 1957, na cidade de Dona Inês/PB. Filho de Francisco Adolfo de Sousa e Maria Neusa Rodrigues de Souza.

Iniciou sua caminhada ministerial com os ministérios de Leitor e Acólito, em 4 de setembro de 1983.
Foi ordenado diácono em 25 de maio de 1985, na cidade de Guarabira, e, no ano seguinte, em 2 de fevereiro de 1986, dia de Nossa Senhora da Luz, recebeu a ordenação sacerdotal pelas mãos de Dom Marcelo Pinto Carvalheira, na Catedral da Luz.

Foi nomeado vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Pirpirituba, onde atuou entre 1986 e 1991.

Em 1991, foi designado administrador paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Luz, acumulando também a administração da Paróquia Nosso Senhor do Bonfim, em Serra da Raiz.

Em 29 de junho de 1994, foi nomeado Pároco da Catedral de Nossa Senhora da Luz, função que exerceu durante 17 anos. Depois foi transferido para a Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Alagoa Grande.

Foi idealizador da construção do Seminário Diocesano São José e seu primeiro Reitor, da administração da Rádio Integração do Brejo em Bananeiras pela Diocese e de implementação de pastorais como o ECC, EJC, ECRI e Bom Pastor.

Exerceu por duas vezes a Administração Diocesana durante período de “Sé Vacante” (sem um bispo designado), em 1995 e 2017.

Um dos maiores legados do Monsenhor Nicodemos em Guarabira foi a idealização e construção do Memorial Frei Damião, deixando um importante espaço cultural, histórico e religioso para a região.
Atualmente, o sacerdote desempenhava o ofício de Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Areia.

De acordo com a Diocese de Guarabira o velório do Monsenhor será realizado no domingo na cidade de Areia, na segunda em Alagoa Grande e na terça-feira a missa de exéquias em Guarabira, às 16h.
Seu sepultamento está previsto para a terça-feira, no Santuário de Frei Damião, em Guarabira.

Portal25Horas

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...